DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS - NOTURNO - 40 VAGAS
O TÉCNICO EM DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS é o profissional que analisa e projeta sistemas. Constrói, documenta, realiza testes e mantém sistemas de informação. Utiliza ambientes de desenvolvimento e linguagens de programação específica. Realiza testes de programas de computador, mantendo registros que possibilitem análises e refinamento dos resultados. Executa manutenção de programas de computadores implantados. Modela, implementa e mantém bancos de dados.
MERCADO DE TRABALHO
❖ Empresas e departamentos de desenvolvimento de sistemas em organizações governamentais e não governamentais, podendo também atuar como profissional autônomo.
REQUISITOS DE ACESSO
De acordo com o plano de curso “o ingresso ao módulo inicial do Curso de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas dar-se-á por meio de processo classificatório (www.vestibulinhoetec.com.br) para alunos que tenham concluído, no mínimo, a primeira série e estejam matriculados na segunda série do Ensino Médio ou equivalente”. O plano ainda indica que “o acesso aos demais módulos ocorrerá por avaliação de competências adquiridas no trabalho, por aproveitamento de estudos realizados ou por reclassificação”. O acesso referente a avaliação por competências adquiridas no trabalho destina-se a outros interessados em ingressar na escola.
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
O curso está estruturado em 3 (três) módulos de 400 (quatrocentas) horas cada, totalizando 1200 (mil e duzentas) horas. Nesta carga horária estão incluídas 80 (oitenta) horas dos componentes curriculares Planejamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Desenvolimento de Sistemas e Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Desenvolvimento de Sistemas, nos módulos II e III, respectivamente. Considerando que as “as horas destinadas eventualmente a estágio profissional supervisionado ou a trabalho de conclusão de curso ou similar e a avaliações finais” (Parecer CNE/CEB nº 11/2012) devem ser acrescidas aos mínimos de carga horária previstos no CNCT, o curso proposto apresenta carga horária de 1200 (mil e duzentas) horas e atende às exigências legais.
O currículo está estruturado em módulos sequenciais com terminalidade, que possibilitam certificações parciais aos concluintes:
➢ Módulo I - AUXILIAR EM DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
➢ Módulo II - PROGRAMADOR DE COMPUTADORES
➢ Módulo III - TÉCNICO EM DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Módulo I - Qualificação Profissional Técnica de Nível Médio de AUXILIAR EM DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
– Linguagem, Trabalho e Tecnologia
– Programação e Algoritmos
– Banco de Dados I
– Análise e Projeto de Sistemas
– Design Digital
– Programação Web I
– Fundamentos da Informática
– Técnicas de Programação
Módulo II - Qualificação Profissional Técnica de Nível Médio de PROGRAMADOR DE COMPUTADORES
– Inglês Instrumental
– Desenvolvimento de Sistemas
– Banco de Dados II
– Internet e Protocolos
– Programação de Aplicativos Mobile I
– Programação Web II
– Planejamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Desenvolvimento de Sistemas
Módulo III - Habilitação Profissional de TÉCNICO EM DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
– Segurança de Sistemas de Informação
– Banco de Dados III
– Sistemas Embarcados
– Programação de Aplicativos Mobile II
– Programação Web III
– Qualidade e Teste de Software
– Ética e Cidadania Organizacional
– Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Desenvolvimento de Sistemas