Descrição do Projeto:
Os alunos do Técnico de Segurança do Trabalho farão um labirinto contendo simulações de acidentes de trabalho, que podem ser causados pela falta do uso de equipamentos de segurança, entre esses acidentes haverão simulações com máquinas, incêndios, choques elétricos entre outros tipos de acidente
Objetivo do Projeto:
Mostrar os perigos que, a falta do uso de equipamentos de segurança pode trazer, visando conscientizar os visitantes.
A importância da Segurança do Trabalho
Somadas à realidade de que a maioria da força trabalhista mundial não tem à sua disposição segurança preventiva, serviços médicos, ou até mesmo compensação para acidentes ou doenças, as estatísticas apontam para um só caminho. A Segurança do Trabalho é o conjunto de medidas adotadas para minimizar os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do funcionário.
Todo cuidado é pouco para evitar as doenças, que surgem lentamente e, na maioria das vezes, são difíceis de serem caracterizadas e registradas. Entre as principais estão: asma ocupacional, lesão por esforço repetitivo, distúrbios osteo musculares, perda auditiva induzida por ruído, pneumoconioses e distúrbios relacionados à saúde mental.
Para ficar de olho na segurança de toda a equipe, a empresa deve contar com um quadro de Segurança do Trabalho composto por um time multidisciplinar com Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho e Enfermeiro do Trabalho, formando o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). Os empregados devem formar também a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), que tem como objetivo prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, preservando a saúde e a vida do trabalhador.
O que é EPI e EPC ?
Equipamentos de Proteção Individual (EPI)
São equipamentos de uso pessoal utilizados para proteger a integridade física do funcionário na exposição de riscos. É importante lembrar que o EPI não diminui o risco ou perigo, mas contribui na proteção do trabalhador ao meio ambiente e exposição. Alguns exemplos são luvas, protetores auditivos, jalecos e aventais.
Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC)
Estes são os equipamentos instalados no ambiente de trabalho que visam a proteção de uma ou mais pessoas ao mesmo tempo. Esses itens são utilizados para prevenir e minimizar acidentes no local de trabalho. Alguns exemplos são exaustores, extintores e biombos de proteção.
Nome dos Alunos: Alex José da Silva Santos, Ana Marina Bernadini, Caroline de Fatima Rafael Siqueira, Cristina Gonçalves Barbara, Daniel Merecci, Elaine Cristina da Silva Emiliano, Elizabete Fereira da Silva, Felipe Frorentino dos Santos, Isablle Santos Rodrigues de Oliveira, Jessione de Jesus dos Santos, Jonatas Garcia Elizario, Juliana Cristina Barbosa Ferreira, Karina Ap. Theodoro de Freitas, Leandro Fernandes Cerdso, Luiz Gustavo Ribeiro Silva, Maria Fernanda Inacio Pereira, Marilia Barbosa Franca, Matheus Henrique de Carvalho Fereiro, Miriã Suellen Fortunato Honorio Silva, Pablo Henrique da Silva de Souza, Priscila Lopes de Barros, Rodrigo de Oliveira Roberto, Ruth Ortolan da Silva, Thalia Cristina Siqueiro dos Santos, Thomas Raquel de Oliveira Cruz e Vinicius Alves Macedo.
Nome do Professor Orientador: Gilberto Martins